Entrevista para emissão do passaporte

Boa tarde galera! Tudo bem?

Como faz tempo que eu não posto nada aqui! É que não estava com tempo hábil para escrever para vocês 😦Imagem

Espero que não fiquem chateados comigo hehehehehehehe 😛

O post de hoje é para descrever como foi a entrevista para a retirada do passaporte!

Fazer a solicitação do documento de viagem vocês já sabem né? Basta clicar neste link e seguir as instruções. Qualquer dúvida, leia o post sobre como retirar o passaporte que está aqui ou entre em contato comigo 😀

Vocês lembram da dica que eu havia dado a vocês para conseguir reagendar a entrevista, caso estivesse muito longe? Pois é, foi o que eu fiz, consegui adiantá-la em mais de um mês! Mudei do dia 02/10/2012 para o dia 30/04/2012, às 7:15h, no Posto da Polícia Federal no Campinas Shopping! Somente um alerta para você que pretende fazer isto, ao reagendar a entrevista, você só consegue fazê-la novamente após 30 dias. Então, cuidado ao escolher a data hein!!

Fui até o local no dia combinando, chegando 15 minutos antes do horário estipulado, e o posto nem estava aberto. Havia somente um senhor na minha frente, marcado para o horário das 7h.

Ao abrir o posto, havia uma funcionária logo na porta de entrada, solicitando os meus documentos. Entreguei a ela, que por sua vez, conferiu toda a papelada e me devolveu junto com um protocolo, onde indica o período e os horários para a buscar o passaporte, no mesmo local.

ImagemApós esta conferência, permaneci na sala de espera até o policial chamar pelo meu nome, que novamente, solicitou a apresentação dos documentos. Pelo número do protocolo, buscou os meus dados no no sistema e pediu para que eu conferisse junto com ele campo-a-campo, verificando se havia algum campo incorreto. Nisto, ele reclamou de acentos no nome (sim, meu nome tem acento e eu não coloquei no formulário, porém ele arrumou).

Depois disto, o policial recolheu as digitais de todos os meus dedos. Não se preocupe quanto a sujá-los, pois tudo isto é feito digitalmente, através de coleta biométrica, semelhante a coleta feita no DETRAN ao tirar habilitação.

E por último, foi colhida a foto do passaporte. Não se preocupem e nem gastem dinheiro para levar fotos do tipo 3×4 ou 5×7, pois ela é tirada na hora. O policial solicitou a mim que o meu rosto estivesse totalmente LIMPO, sem piercings, óculos, ou até mesmo franja. Eu joguei todo o meu cabelo para trás (pois achei mais fácil), porém, vá preparado quanto a isto.

Pelas minhas contas, todo o processo durou cerca de 20 minutos. Não é demorado, ainda mais porque eu fui no primeiro horário e também como é pré-marcado, não tem perigo de uma pessoa ser atendida antes da outra.

Daqui a mais ou menos 15 dias, estarei com o meu documento em mãos!! o/ Mal vejo a hora!

Quando chegar, farei um post ou um vídeo mostrando ele por completo, pois não achei nenhum material na Internet que mostrasse como é um passaporte por dentro (páginas, foto, etc).

Qualquer dúvida, já sabe, conte comigo!

Cheers! o/

Publicado em 07/09/2012, em Documentação, Informações, Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Débora Azevedo

    Esse post foi muito útil para esclarecer minhas dúvidas em relação a tirada do passaporte! Genial, Guri!

Deixe um comentário

