O que se faz em um intercâmbio?

Boa noite galera! Tudo bem com vocês?

Hoje o post é para esclarecer algumas dúvidas sobre os tipos de intercâmbio existentes. Mas antes de tudo, o que significa a palavra INTERCÂMBIO?

A palavra intercâmbio significa permuta, troca. E na prática é isto mesmo que acontece! O intercambista faz uma troca de país, as vezes de trabalho e/ou de família, por um certo período, em busca de vivenciar novas experiências.

ma das principais características (e benefícios) de um intercâmbio é a total imersão na cultura local. Isto auxiliará na troca de experiências e principalmente, no processo de fluência de um idioma em um curto espaço de tempo

Agora vamos aos tipos de intercâmbio, quem sabe um deles não é o seu preferido? 😛 Então, vamos lá!

Curso de Idiomas

O objetivo é ir ao país hospedeiro para estudar o idioma nativo. Geralmente, uma parte do período é destinada para estudo do idioma e a outra parte é livre, onde você pode fazer atividades culturais, extra-classe, turismo, etc., tudo isto sem perder o foco: o estudo da língua. Grande parte das escolas oferecem programas a partir de 2 semanas.

Ano acadêmico

Semelhante ao curso de idiomas e com os mesmos objetivos, porém a duração do curso geralmente é de um ano completo, como um ano de escola e/ou faculdade.

Work & Study

Como o próprio nome já diz, você vai ao país para trabalhar e estudar. O tempo para fazer turismo provavelmente será escasso, mas é uma ótima ideia para quem deseja aprender um novo idioma sem gastar quase nada.

Au pair

Também conhecido como “baby siter”, este programa é um pouco diferente, pois o foco dele não é o estudo, e sim o trabalho. A pessoa fica em uma casa de família, trabalhando como babá e fazendo pequenos serviços domésticos. Como benefício, oferece salário semanal, bolsa de estudos, férias remuneradas, entre outros benefícios. Para mais informações, acesse: http://www.manualdaaupair.com.br/informacoes-gerais/o-que-e-au-pair/

High-school/University

Estes programas são mais voltados para a parte acadêmica, pois o objetivo é estudar o Ensino Médio, Graduação ou Pós Graduação no exterior. Podendo ser considerado um privilégio, também é um pouco exigente, pois a maioria das instituições exigem um grau de conhecimento do idioma um pouco elevado (ou até mesmo um certificado de proficiência, como TOEF, TOEIC, ESLA) para que o desenvolvimento acadêmico não seja prejudicado por conta da comunicação.

Não se esqueçam de dar uma olhada no post referente a acomodação que está aqui. É muito importante ter as duas coisas bem definidas!

Estes são os tipos mais conhecidos de intercâmbio. Como vocês leram, existem para todos os gostos e necessidades. Se você se identificou com algum deles, quem sabe não está na hora de você investir nisso? 😀

Best regards o/

Anúncios

Publicado em 05/08/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Bem legal… não tinha noção que existia tantos tipos de intercâmbio…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: